December 10, 2011

Dia do Bairro Alto


Este ano, a histórica zona lisboeta comemora o seu 498º aniversário, data que pretende impulsionar um novo movimento: encher o Bairro Alto não só de noite, mas também de dia.
A celebração inicia-se no próximo Domingo, dia 11, com um concerto da Orquestra do Conservatório Nacional, mas o grande dia é só mais tarde, a 15.
“Dia do Bairro Alto” é o seu nome e relembra a data de Dezembro de 1513, quando foi dada a autorização para a construção de habitações na então Vila Nova de Andrade.
Numa época áurea, esta chegou a ser uma das zonas mais dinâmicas da capital, mas, com o passar dos anos, a alma do Bairro Alto cingiu-se à noite. As sedes dos jornais e os ateliers de moda que faziam as vezes de chamariz abandonaram o local, deixando apenas pequenas lojas e vários bares a dar vida às ruas. Agora, os comerciantes juntam-se por uma causa maior: fazer face à desertificação diurna e trazer de volta o espírito perdido.
Aproveitando a data comemorativa, a Associação de Comerciante organizou várias actividades para toda a semana.
Concertos, conferências, debates e exposições fotográficas e de pintura são algumas das actividades que integram o programa. A festa só termina no dia 18 com uma sessão de fados no Espaço Santa Catarina, mas não estaria completa sem o cantar de parabéns, agendado para dia 15, às 19h, na Praça Luís de Camões.

No comments:

Post a Comment